sábado, 7 de agosto de 2010

Acampamento das Mensageiras do Rei




Família: E eu com isso!?!?

Missionária Luciana Karla

Dinâmica: Perguntas & Respostas:

* Quem costuma contar os seus segredos pra mãe, pai ou um irmão?

* Quem costuma contar seus segredos pra um amigo?

* Quem aqui costuma convidar seus pais para um passeio?

* Quem aqui costuma convidar um amigo ou colega pra passear?

* Quantas preferem ficar em casa com a família do que sair com os amigos?

* Quantas preferem sair com os amigos a ficar em casa com a família?

* Quem tem o costume de pedir a benção?

* Quem costuma beijar e abraçar sua família?

* Quem sabe a data de aniversário dos seus pais e irmãos?

* Quem senta perto dos seus pais ou irmãos no culto?

Qual a importância da família? Marcos 5:18-19.

A família é uma instituição divina, pois foi criada por Deus com o propósito de relacionamentos. É através da família que podemos ver o plano de Deus para a humanidade.

A família é a base para uma sociedade feliz e equilibrada. Se a família não estiver bem, não irá bem a Igreja, não irá bem a sociedade. Deus se preocupa tanto com a família que deixou nas escrituras sagradas o segredo de uma família bem aventurada e próspera.

Para que isto aconteça...

PRIMEIRO: é necessário que Deus seja e esteja no centro; no comando desta família. Salmos 127.1,2 128.1-4.

SEGUNDO: é necessário que cada membro da família saiba a sua responsabilidade:
Homem/marido:

Amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja. Efésios 5:25.

Ao marido cabe a liderança do lar, prover o sustento. Efésios 5:23.

O Marido deve honrar a esposa. I Pe. 3:7.

Mulher/esposa:

Devem ser submissas aos maridos Efésios 5:22-24. Submissão aqui (MARIDOS) não quer dizer empregadas ou escravas particulares. A mulher deve ser submissa, mas não maltratada ou humilhada. Essa submissão não dever ser imposta pelo marido, mas sim buscada e desenvolvida pela esposa.

Devem cuidar do lar, da casa. Pv 31:27.

Devem ser sábias. Tt 2:1,5.

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. Pv 31:10.

Maridos/Esposas:

Educar os filhos. Pv 22;6: Instrui o menino no caminho em que deve andar.

Ser sábios Ef 6.

Filhos:

Sejam obedientes Efésios. 6:1.

Honrem seus pais. Ex. 20:12; Ef 6:2,3.

Como vai sua família?! É necessário que Deus seja e esteja no centro; no comando desta família. Salmos 127.1,2 128.1-4

TERCEIRO: Moldada pelos Frutos do Espírito Santo: alegria, paz, paciência, amabilidade, amor, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22.

Agora gostaria de compartilhar algumas causas de desavenças na família que podem ser evitadas com sabedoria. Ex: Ciúmes (Meu pai ama mais meu irmão caçula...); Egoísmo (Eu quero na globo, essa roupa é minha...); falta de diálogo; problemas financeiros, entre outros...

CONCLUSÃO: Você se importa com sua família?! Muitos desejariam está no seu lugar, dormindo na sua cama, estudando no seu colégio, freqüentando a sua Igreja, mas não têm.

Faça uma reflexão a respeito das suas atitudes com relação a sua família e a uma busca por mudança.

Vídeo: Casa de Benção: Eyshila: http://www.youtube.com/watch?v=hqS1FVAjMxM



Escola: E eu com isso!?!?

Missionária Luciana Karla

Provérbios 4:7-8

Qual a importância da escola na minha vida?

Que benefícios ela me trará?

A escola é muito importante, porque através dela adquirimos conhecimento e formação acadêmica. Ela é a base da nossa vida intelectual, profissional e social. Na escola aprendemos princípios básicos de como viver em sociedade (respeito mútuo, troca de conhecimentos, autodisciplina, fidelidade...). A escola nos prepara para enfrentarmos os grandes obstáculos da vida (passar num concurso público, saber entrar e sair), nos ajuda a conhecer nossos direitos e deveres, nos ajuda a ter dignidade, pois quem não sabe ler nem escrever é desprezado pela sociedade e tem grandes chances de sentir-se inferior ao outro.

É claro que a escola não é uma instituição perfeita. A maioria das escolas não possui boa infra-estrutura e condições de oferecer um bom ensino. Além disso, os professores são mal remunerados e tem pouco preparo para lhe dar com determinadas situações. Tais problemas dificultam o aprendizado e não dão nenhum incentivo para que os jovens tenham vontade de buscar o conhecimento. Mas o bom desempenho do aluno na escola depende principalmente do valor que ele dá ao ensino e dos seus objetivos quanto ao futuro.

Perguntas & Respostas:

Se seu professor estivesse aqui agora, qual nota ele te daria?

Aluna regular (tem potencial pra melhorar, mas não se esforça);

Boa aluna (dedicada, que sempre tira notas boas);

Conversadeira (parece que engoliu um gravador);

Preguiçosa (só vive cochilando);

Bagunceira (que só aparece uma vez por semana e vive gazeando aulas);

Rebelde (não respeita o professor, risca nas bancas);

Palhaça (leva tudo na brincadeira);

Pescadora (toda vez que tem prova leva um anzol);

Ou ele iria dar uma nota de Excelente Aluna?

Querida mensageira do rei, quais os seus objetivos, metas e planos para o futuro?

Deus está interessado em realizá-los, mas você tem que fazer a sua parte. Dedique-se aos estudos; leve a sério; seja uma excelente aluna; tire as melhores notas; procure ter um bom relacionamento com seus colegas; dê alegria aos seus pais; faça valer à pena o investimento deles; ame e respeite seus professores; tenha zelo por sua escola.




Missões: E eu com isso!?!?

Missionária Luciana Karla

Texto: Mateus 28:16-20

Este é o famoso texto da grande comissão. É aqui que Jesus, depois de ter ressuscitado, reúne seus discípulos e transfere sua responsabilidade para eles. Fiz a minha parte, agora é com vocês! Mas prometeu estar sempre com eles!

Os discípulos não decepcionaram Jesus, foram fiéis, levaram sua missão a frente apesar das grandes perseguições, lutaram pela causa nobre do evangelho, gastaram suas vidas. Muitos foram degolados, apedrejados, torturados, assassinados de forma brutal, sem misericórdia, para que hoje nós pudéssemos conhecer o plano de salvação. Atos 21: 12-14.

VÍDEO: Cristãos Perseguidos (Não publicado por conter cenas fortes p/ menores de idade. Inclusive cortamos essas cenas e informamos durante a palestra.)



Mas não terminou, a missão continua e quem irá dar continuidade? Romanos 10:14-15.

Você e eu fomos conclamadas, escolhidas, separadas, para dar continuidade a essa missão de anunciar o ano aceitável do Senhor; de proclamar as boas novas do Reino; de resgatar as almas frágeis; de fazer com que a próxima geração conheça o Deus verdadeiro; de levar a luz para quem vive na escuridão.

Mas, quem se importa?

Você se importa?

Seus colegas, amigos e vizinhos sabem que és crente?

Quando foi a última vez que falou do amor de Jesus para alguém?

Faça uma reflexão sobre como tens se portado diante do chamado e da sua missão.

VÍDEO: “ANDRESSA”: http://www.youtube.com/watch?v=BgyX0OfsyIQ

Apesar da Andressa ter morrido muito nova (14 anos), sua vida foi um grande exemplo para todas nós. Ela entendeu o Chamado e cumpriu sua missão e com certeza deu muitos frutos para a glória de Deus.

O que você está fazendo com o tempo de vida que Deus está te dando?

Esse é o tempo que o Senhor tem levantado uma geração de adoradores que estejam dispostos a gastarem suas vidas em prol do crescimento do Reino de Deus. E você querida Mensageira do Rei, vai continuar vivendo para si mesma ou nesta noite vai assumir a grande responsabilidade da grande comissão?

Vídeo musical: Um chamado: http://www.youtube.com/watch?v=6-DwAnrNUSg

Igreja: E eu com isso!?!?

Missionária Luciana Karla

Antes de falarmos o que é igreja, esclareceremos o que a igreja não é:

1. Igreja não é clube – Por isso, sua programação não tem o objetivo de divertir, entreter e oferecer recreação ou paparicos aos sócios. A Igreja não é uma sociedade recreativa.

2. Igreja não é associação – Assim, a igreja não possui sócios. Ela é composta por membros. O sócio paga mensalidade em troca de alguns benefícios. Igreja não cobra mensalidade, ela sobrevive das ofertas voluntárias oferecidas pelos membros de coração grato.

3. Igreja não é time – Por isso, na igreja não são apenas algumas pessoas que participam do jogo enquanto a maioria assiste a tudo de forma passiva. A igreja também não se resume a uma turma de amigos ou de pessoas de atividades ou classes semelhantes.

4. Igreja não é empresa – Por isso ela não está obrigada a desenvolver produtos ou programas para obter lucro ou mesmo gerar empregos e renda.

5. Igreja não é supermercado ou shopping – Assim, igreja não é lugar para passar o tempo ou ir apenas buscar uma benção nova na prateleira espiritual.

6. Igreja não é casa de espetáculo – Por isso, igreja não é lugar onde procurar ou oferecer shows e apresentações bizarras com efeitos especiais.

7. Igreja não é prédio – O local onde um grupo de pessoas se reúne para louvar, adorar, comungar e ouvir a pregação da palavra de Deus não pode ser confundido com igreja. O templo físico é apenas um espaço onde parte da igreja se reúne.

A diferença básica é que para participar da maioria das entidades ou eventos acima, basta estar vivo, ter prestígio, talento ou dinheiro. Mas, a igreja é a comunhão daqueles que crêem e confessam o nome do Senhor Jesus Cristo.

O Que é a Igreja?

Vemos esta palavra por toda a parte, mas seu significado é freqüentemente muito diferente. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus.

Igreja: O que significa?

Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas.

"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).

Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus:

"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

A palavra grega traduzida como "igreja" significa literalmente "chamado para fora, chamado", e assim se refere a um grupo de pessoas chamado para sair do pecado do mundo para servir ao Senhor.

A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. A igreja é o corpo de Cristo, onde Ele mesmo é a cabeça. Os crentes são os membros desse corpo. E, como membros, estamos sempre sujeitos à vontade da cabeça. Assim como não existe uma cabeça sem um corpo, também não pode existir um corpo sem uma cabeça. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11); pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal do mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8-1; Coríntios 6:19-20).

A Igreja Universal e a Igreja Local

Algumas vezes a Bíblia usa a palavra "igreja" no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: ". . . Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" (Efésios 5:23). Jesus é cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Freqüentemente, a palavra "igreja" é usada para descrever uma congregação local ou assembléia de santos. Note uns poucos exemplos: ". . . à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos . . ." (1 Coríntios 1:2); "E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mateus 18:17); ". . . saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles" (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãos, elas começam a se reunir com outros irmãos na fé.

Agora que você já sabe o que é Igreja, quero lhe fazer uma pergunta:

Qual a importância da Igreja na sua vida?

DINÂMICA DO CORPO.

Lutem pela unidade e pelo crescimento da Igreja de Cristo, dedicando uma maior importância a ela, fazendo a sua parte e dando um melhor testemunho, para que outras pessoas se agreguem a ela e o Reino de Deus seja estabelecido entre nós.